Público alvo, planejamento de marketing é uma forma positiva de mensurar verdadeiramente o conteúdo do seu site e isso poderá lhe trazer vários benefícios seja para conhecer, vender ou engajar de forma correta os leitores dos seus artigos. É muito frustrante quando você escreve um artigo de qualidade em seu site e quase ninguém vê o seu post, por isso essa técnica vai te mostrar como fazer o seu artigo chegar para as pessoas certas ou seja o seu Público Alvo.

Como identificar o seu público alvo com planejamento de marketing

Primeiramente você precisa ter definido o seu nicho de trabalho, por exemplo, se você procura posicionar a sua empresa física poderá usar também essa técnica mas eu vou explicar mais abaixo como é possível executar para qualquer segmento de mercado seja ele online ou offline.

Para identificar o seu público alvo e escrever direto para ele é muito símples, basta você saber quem é e de onde vem os leitores, mas calma que eu vou explicar melhor, existe uma técnica pouco usada por muitos e que tráz um resultado extraordinário que fáz toda a diferença, abaixo esta alguns critérios para você seguir e ter sucesso.

Critérios e conhecimentos profissíonais de marketing

Para executar com prescisão esa técnica será presciso alguns critérios que você terá de ter feito antes, são eles…

1- Ter um website ou fanpage ( Saiba como criar um blog lucrativo grátis aqui )

2- Definir o nicho de trabalho

3- Pesquisar por palavras chaves do seu nicho

4- Saber escrever um post de sucesso ( Saiba como criar um post de sucesso aqui. )

5-  Estar inscrito em redes sociais

Técnicas de marketing para empresa física

Para executar essa técnica na sua empresa será nescessário que você tenha pelo menos uma conta em 3 redes sociais, são elas o Google Plus +, Facebook e Twitter. Se você não tem um website poderá usar essa técnica em sua fanpage no Facebook e também em um grupo no Google Plus +, o importante é que a sua mensagem atinja as pessoas que estão interessadas no que você tem para oferecer, caso você tenha uma loja de moda intima por exemplo, crie uma fanpage que dê ênfase no seu produto e ou na sua marca para engajar ao máximo os seus clientes assim poderá executar essa técnica com muito sucesso. Caso você queira fazer o seu site para ter mais engajamento clique nesse link.

Ouvindo a internet para criar posts para o público certo

Nesse momento você deve estar pensando que eu sou louco por falar em escutar a internet para saber o que o meu público alvo esta falando não é?, mas calma que você vai entender direitinho o por que eu digo escutar. Na verdade, todos os dias milhares de pessoas pesquisam a procura do seu serviço na internet, o problema é que nem todos sabem como fazer artigos que convertem em visitas para o seu site, por isso acaba sendo muito difícil e frustrante para quem escreve. Imagine saber o que eles querem no momento em que eles pesquisam?, imagine escrever um artigo com a resposta certa a buscas do seu público alvo?, seria bom não é?, bem existe algumas formas de saber o que eles querem de você, nesse post eu vou te falar de 2 formas símples e gratuita para você executar e ficar na crista da onda, ou seja no topo do seu nicho e para isso iremos escutar a internet.

Google Alertas

O Google alertas é a minha primeira forma de escutar a internet. Funciona da seguinte forma, você tem um site ou loja física que vende perfumes e é claro, você quer aumentar as vendas de uma fragância em especial, dai você vai no Google Alertas e escreve o nome do perfume que você quer vender e como um passe de mágica você receberá informações de pessoas que falam desse produto em toda a internet. Vou explicar melhor, o serviço do Google Alertas foi criado a muito tempo para jornalistas ficarem atentos as últimas notícias de um certo fato ou boato para escrever em seus jornais e revistas e essa técnica é usada com muita força ainda hoje, então o que você tem a fazer é usar essa técnica ao seu favor. Sabendo quem é o seu público alvo e sabendo o que ele quer é muito mais fácil de produzir artigos condizentes aquela pesquisa ou texto. Para receber feeds do Google Alertas, basta ter uma conta Gmail e cadástrar o seu assunto para começar a receber ou seja escutar o que estão falando sobre esse assunto, com isso você terá como base de sua reportagem a notícia em primeira mão sempre.

Público alvo Planejamento de marketing Twitter Alertas

Nessa segunda maneira de escutar a internet e saber o que o seu Público Alvo esta procurando, vamos usar um site que faz o mesmo serviço que o Google Alerta faz, para isso é claro, você terá de ter uma conta no Twitter. Após ter criado a sua conta e logado no Twitter, basta entrar no site e clicar em Login para autorizar a aplicação enviar os alertas para o seu email e receber em tempo real as notificações mais relevantes em torno do seu nicho de trabalho. Vale a pena lembrar que existem várias ferramentas com esse mesmo propósito, porém algumas delas são pagas e não é o meu intuito apresentar elas nesse post, mas você pode por exemplo pesquisar mais sobre esse assunto no Google e é claro se acostumar a ouvir a internet e seus clientes, isso sim é o verdadeiro planejamento de marketing efetivo.

Público alvo - Planejamento de marketing

 

Com o Twitter é praticamente a mesma coisa que o Google Alertas, porém cada um tem a sua particularidade, eu mesmo conheço muitas pessoas que trabalham muito em explorar o Twitter para os seus negócios, mas isso é o assunto de outro post pois eu também estou aprendendo algumas técnicas de Twitter para dividir com você. Logo abaixo estão os links das 2 ferramentas citadas aqui nesse post, eu realmente espero que tenha te ajudado essa técnica para que o seu sucesso seja certo em seus post daqui para frente. Se esse post foi bom para você, compartilhe com os seus amigos, fiquei sabendo que compartilhar tráz sorte! O seu comentário é muito bem vindo, vamos conversar e trocar idéias sobre o assunto pois escrever para o Público Alvo certo é muito bom.

GOOGLE ALERTAS- https://www.google.com.br/alerts

TWITTER ALERTAS- https://www.twilert.com/